Metodologias Ágeis - SCRUM

Existem muitas abordagens ágeis disponíveis no ecossistema de processos e metodologias de projetos de software. Entretanto, dentre todas, sinto-me mais confortável – no momento – com o SCRUM.

Uma das maiores vantagens do SCRUM é a sua capacidade de ser genérico o bastante sem perder a praticidade e aplicabilidade no dia-a-dia. Uma vez que tenhamos começado a estudar o processo, gasta-se pouco mais que um par de dias para se começar a aplicar seus conceitos, que são bastante diretos.

Seus princípios são tão universais que é possível se utilizar o SCRUM combinado com outros processos (ex.: FDD ou XP) ou ainda para projetos em áreas que nada tenham a ver com desenvolvimento de sistemas, tais como material de treinamento, marketing, etc. Alguns dos princípios:

  • Sprint: Iteração de 2-4 semanas de um projeto SCRUM. O tamanho do sprint escolhido deve ser mantido durante todo o projeto. O escopo de um sprint iniciado não pode ser.
  • Papéis:
    • Scrum Master: Facilitador do processo e projeto (o equivalente a um Project Manager)
    • Product Owner: Representante do cliente do projeto
    • Equipe: Responsáveis pela implementação, testes e documentação do projeto
  • Cerimônia:
    • Planning Session: Sessão de priorização e detalhmento do escopo de um sprint.
    • Daily Scrum: também conhecido com “stand up meeting”. Reunião diária, de 15 minutos de acompanhamento do projeto. Perguntas:
      • O que você fez ontem?
      • O que você fará hoje?
      • Algum obstáculo?
    • Sprint Review: Tipicamente uma demonstração dos resultados obtidos em um sprint. Todos podem participar (mesmo quem não participa do projeto)
    • Sprint Retrospective: Sessão rápida (15-30 minutos) para compartilhamento de “lições aprendidas”
  • Artefatos:
    • Product backlog: conjunto de requisitos ou funcionalidades (stories) de todo o trabalho desejado para o projeto. Cresce livremente, mas é priorizado pelo Product Owner.
    • Sprint backlog: stories do product backlog selecionadas e detalhadas no Planning Session  que devem ser entregues durante um sprint.
    • Burndown chart: Gráfico que torna visível o andamento de um sprint. Permite entender a “velocidade” de desenvolvimento de um sprint.

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Visão geral do processo:

Artigos e cursos introdutórios podem ser encontrados aqui:

Treinamentos oficiais no Brasil podem ser procurados na AdaptWorks, empresa onde trabalham meus bons amigos Alexandre Magno e Edmilson Miyasaki.

Para acessar o calendário de cursos oficiais: http://www.scrumalliance.org/training

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