SCRUM: Ferramentas

Essa é uma discussão que, tenho certeza, dá muito pano pra manga.

Os puristas vão dizer: ferramentas para gerenciar o processo ou projeto não importam. São um overhead que afeta a agilidade. O que importa é seguir o processo. E em processos ágeis somente precisamos de:

  1. Blocos de Post-it®;
  2. Um whiteboard (quadro branco/lousa);
  3. Marcadores
  4. Uma sala dedicada para os Scrum Meetings, Sprint Planning Sessions e Retrospectives e Reviews
  5. Um wiki (no máximo)

Outros dirão: ferramentas importam sim. Não podemos nos dar ao luxo de termos uma sala dedicada com um enorme whiteboard lotado de post-its e anotações diversas. Salas de reunião são compartilhadas e não podemos perder os dados dos backlogs do sprint e do produto. Além disso, poder navegar em uma ferramenta para acessar resultados de sprints anteriores ajuda muito no planejamento de sprints futuros com lições aprendidas, estimativas de tamanho dos stories, etc.

Bem. confesso que a minha escolha natural está no grupo dos Outros. Acredito em manter a “memória corporativa” para melhorarmos iterativamente as nossas entregas de projeto. Meu background em processos e desenvolvimento de software me faz acreditar que ferramentas corretamente implementadas aumentam a produtividade de equipes. (a boa e velha tríade “People, Processes and Technology”)

E – aqui entre nós – tenho certeza que na próxima reunião na mesma sala, o quadro branco será apagado pela outra equipe.  Mesmo que alguém coloque um recado de “não apagar” gigante.

Que ferramenta eu gosto de usar? Neste momento estou usando o Banana Scrum, uma ferramenta gratuita da CodeSprinters disponibilizada em um ambiente on-line, modelo SaaS (Software as a Service), e sinto-me bastante satisfeito. Outras opções:

0 comentários: