Existem muitas abordagens ágeis disponíveis no ecossistema de processos e metodologias de projetos de software. Entretanto, dentre todas, sinto-me mais confortável – no momento – com o SCRUM.
Uma das maiores vantagens do SCRUM é a sua capacidade de ser genérico o bastante sem perder a praticidade e aplicabilidade no dia-a-dia. Uma vez que tenhamos começado a estudar o processo, gasta-se pouco mais que um par de dias para se começar a aplicar seus conceitos, que são bastante diretos.
Seus princípios são tão universais que é possível se utilizar o SCRUM combinado com outros processos (ex.: FDD ou XP) ou ainda para projetos em áreas que nada tenham a ver com desenvolvimento de sistemas, tais como material de treinamento, marketing, etc. Alguns dos princípios:
- Sprint: Iteração de 2-4 semanas de um projeto SCRUM. O tamanho do sprint escolhido deve ser mantido durante todo o projeto. O escopo de um sprint iniciado não pode ser.
- Papéis:
- Scrum Master: Facilitador do processo e projeto (o equivalente a um Project Manager)
- Product Owner: Representante do cliente do projeto
- Equipe: Responsáveis pela implementação, testes e documentação do projeto
- Cerimônia:
- Planning Session: Sessão de priorização e detalhmento do escopo de um sprint.
- Daily Scrum: também conhecido com “stand up meeting”. Reunião diária, de 15 minutos de acompanhamento do projeto. Perguntas:
- O que você fez ontem?
- O que você fará hoje?
- Algum obstáculo?
- Sprint Review: Tipicamente uma demonstração dos resultados obtidos em um sprint. Todos podem participar (mesmo quem não participa do projeto)
- Sprint Retrospective: Sessão rápida (15-30 minutos) para compartilhamento de “lições aprendidas”
- Artefatos:
- Product backlog: conjunto de requisitos ou funcionalidades (stories) de todo o trabalho desejado para o projeto. Cresce livremente, mas é priorizado pelo Product Owner.
- Sprint backlog: stories do product backlog selecionadas e detalhadas no Planning Session que devem ser entregues durante um sprint.
- Burndown chart: Gráfico que torna visível o andamento de um sprint. Permite entender a “velocidade” de desenvolvimento de um sprint.
Visão geral do processo:
Artigos e cursos introdutórios podem ser encontrados aqui:
- Mountain Goat Software / Scrum Presentation (inclusive em português);
- ScrumAlliance.org: Página “Resources”;
- Control Chaos: Página “Resources”;
Treinamentos oficiais no Brasil podem ser procurados na AdaptWorks, empresa onde trabalham meus bons amigos Alexandre Magno e Edmilson Miyasaki.
Para acessar o calendário de cursos oficiais: http://www.scrumalliance.org/training
0 comentários:
Postar um comentário